Telas de Mauá e versos centenários se encontram em exposição no TRE-SP sobre democracia

O des. Encinas Manfre; o diretor-geral do TRE-SP, André Pavim; Cristiane Carbone; o vice-presidente da Corte, des. Roberto Maia; e o curador da memória institucional do TRE-SP, José D’Amico Bauab - foto: ZAL

A artista plástica Cristiane Carbone, moradora de Mauá, integra a exposição “A Democracia na Pauliceia: de Paulo Bomfim a Cristiane Carbone”, inaugurada nesta terça-feira, 02/06, no Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, São Paulo. A mostra reúne 21 telas em óleo sobre tela de Cristiane, cada uma acompanhada de poemas do escritor Paulo Bomfim (1926-2019), o “Príncipe dos Poetas Brasileiros” e patrono do Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP. A exposição celebra o centenário de nascimento do poeta e o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio.

Ao unir palavra e imagem, a exposição propõe uma reflexão sobre a construção da democracia no Brasil, especialmente na São Paulo que Bomfim exaltou ao longo da vida. As telas de Cristiane retratam marcos históricos da arquitetura paulistana: Pátio do Colégio, Ponte Estaiada, Catedral da Sé, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Museu do Ipiranga e Vale do Anhangabaú, entre outros pontos. Uma das obras integra a sala da presidência do tribunal. O presidente do TRE-SP, desembargador Encinas Manfré, destacou que a exposição reforça a preservação da memória e que “a história se perpetua nos gestos, na cultura, na arte e na capacidade de uma sociedade reconhecer os caminhos que construiu para assegurar liberdade, cidadania e justiça”. Maua

Cristiane Carbone dedica sua trajetória de mais de 30 anos à pintura de paisagens urbanas e patrimônios arquitetônicos de São Paulo. Sua obra já passou pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, pela Associação Paulista de Medicina e por hotéis e espaços culturais da capital. Em Mauá, suas obras integram o acervo da Pinacoteca Municipal, localizada na Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia. Na abertura da exposição no TRE-SP, sua mãe Nair Secquinato Carbone, moradora do Jardim Zaíra, registrava cada momento com orgulho: “É muita emoção!”