A educação ambiental em Mauá passa a contar com uma política pública permanente após a sanção da Lei nº 6.483, que institui o Plano Municipal de Educação Ambiental. A norma foi sancionada pelo prefeito Marcelo Oliveira e publicada no Diário Oficial do Município em terça-feira, 16/06.
O plano estabelece diretrizes, metas e estratégias para ampliar ações de preservação ambiental, sustentabilidade e participação da população. Segundo a Prefeitura de Mauá, a construção do documento teve consulta pública, com contribuições de moradores, entidades e representantes da sociedade civil.
As ações previstas no plano terão apoio do Centro de Educação Ambiental Ana Primavesi, criado pelo Decreto nº 9.563 e instalado no Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia. O espaço será usado para cursos, oficinas, palestras e projetos voltados à conservação da biodiversidade, reciclagem, consumo consciente e valorização do patrimônio natural da cidade.
De acordo com Marcelo Oliveira, a educação ambiental é uma ferramenta para formar cidadãos mais conscientes sobre preservação e desenvolvimento sustentável. A Prefeitura informa que o novo plano se soma a programas já desenvolvidos no município, como o Mauá Recicla, o Troca Verde e o Olhar Verde.
Desde 2021, segundo a administração municipal, Mauá realizou o plantio de mais de 22 mil árvores, promoveu mais de 110 mil atendimentos veterinários, alcançou 40 mil castrações de cães e gatos e coletou 726 toneladas de recicláveis pelo Mauá Recicla.
O município também cita o avanço no saneamento como parte das ações ambientais. No Ranking do Saneamento 2026, do Instituto Trata Brasil, Mauá aparece na 38ª posição entre as 100 maiores cidades brasileiras avaliadas.
Com o Plano Municipal de Educação Ambiental, a Prefeitura pretende organizar ações permanentes de conscientização em escolas, equipamentos públicos, entidades e parques municipais, aproximando a população de temas como preservação, reciclagem e proteção dos recursos naturais.







