Equipe de Mauá participa de encontro sobre urbanização de favelas

Representantes da Prefeitura de Mauá com o secretário Nacional de Periferias, Vitor Araripe (centro)

Representantes da Prefeitura de Mauá participam, em Brasília, do 2º Encontro da Rede Periferia Viva, realizado na terça-feira, 09/06, e na quarta-feira, 10/06. A equipe municipal apresenta o trabalho desenvolvido no PAC Periferia Viva Chafick Macuco, projeto voltado a melhorias urbanas em parte do Jardim Zaíra.

O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Periferias, ligada ao Ministério das Cidades, e reúne agentes executores e assessorias técnicas que atuam em projetos de urbanização de favelas pelo país. O evento ocorre no Memorial Darcy Ribeiro e na Associação de Docentes da Universidade de Brasília, no campus da UnB.

A comitiva de Mauá é formada por integrantes das secretarias municipais de Habitação e Governo. Durante o encontro, a cidade apresenta a experiência de planejamento do projeto no trecho conhecido como Chafick Macuco, área que integra parte do Jardim Zaíra.

Segundo a Prefeitura, o projeto recebeu R$ 159 milhões em investimentos do Governo Federal. A previsão é que as intervenções incluam melhorias de urbanização, saneamento e obras, com participação dos moradores ao longo do processo.

A administração municipal informa que cerca de 3 mil pessoas devem ser impactadas diretamente pelas ações previstas no território. O objetivo é avançar na organização urbana da área, com obras e planejamento voltados a infraestrutura e melhoria das condições de moradia.

O Periferia Viva é um programa federal voltado à urbanização de favelas e comunidades urbanas. Em Mauá, o projeto do Chafick Macuco está ligado ao Novo PAC e faz parte das ações de planejamento para intervenções em áreas periféricas do município.