Prefeitura de Mauá leva projeto de prevenção à violência contra a mulher à Fundação CASA

Jovens, familiares e educadores da Fundação CASA - Mauá

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Mauá concluiu o projeto socioeducativo “Novos Caminhos: Respeito, Responsabilidade e Futuro”, desenvolvido em parceria com a Fundação CASA de Mauá. A iniciativa integra o programa “Mauá com Elas: Informação e Ação” e reuniu 25 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em quatro semanas de encontros sobre violência contra a mulher, direitos, respeito e resolução pacífica de conflitos. O projeto de prevenção à violência contra a mulher em Mauá foi estruturado em três pilares: Respeito, Responsabilidade e Futuro.

As atividades foram conduzidas por meio de rodas de conversa, dinâmicas participativas e produção artística. Os adolescentes foram convidados a transformar os aprendizados em expressões criativas, com escrita, desenho e composição de letras musicais sobre respeito, igualdade e denúncia da violência. O encerramento contou com a presença das famílias e da equipe pedagógica da unidade. Um dos momentos mais marcantes foi quando um dos jovens pediu a palavra espontaneamente para agradecer a oportunidade e compartilhar que os encontros o ajudaram a compreender que a violência contra a mulher não se limita às agressões físicas, mas também se manifesta em atitudes, palavras e comportamentos que ferem a dignidade. A fala emocionou os presentes.

Para a secretária Cida Maia, prevenir é educar e dialogar. A diretora da Fundação CASA Mauá, Cleia Oliveira Antunes, destacou que quem trabalha na socioeducação aprende que ninguém pode ser definido apenas pelo próprio erro, e que o diálogo e a oportunidade abrem espaço para que os jovens reconheçam seu valor e construam novos projetos de vida. Além da parceria com a Fundação CASA, o programa Mauá com Elas realiza atividades socioeducativas em escolas de Ensino Médio da rede pública e organizações da sociedade civil.